Novidade

Roteiro de 3, 5 ou 7 dias: Noronha

Arquipélago mais famoso do Brasil é um prato cheio para amantes de praias, trilhas e paisagens paradisíacas. Saiba o que fazer de acordo com o seu roteiro
Fernando de Noronha é uma das ilhas mais reverenciadas do Brasil
Fernando de Noronha é uma das ilhas mais reverenciadas do Brasil

Se existe uma definição correta para o adjetivo "paraíso", essa definição está bem próxima do que encontramos em Fernando de Noronha. Situado a cerca de 550 quilômetros do Recife, o arquipélago pernambucano abriga algumas das melhores praias não somente do Brasil, mas do mundo. Protegida por reservas ambientais, suas ilhas são um verdadeiro refúgio para quem deseja sossego, luxo e lindas paisagens.

O conjunto de praias é de tirar o fôlego. Para se ter uma ideia, a Baía dos Porcos foi eleita a praia mais bonita do mundo em 2015, título que poderia ser facilmente entregue a qualquer outro trecho litorâneo de Noronha. A ilha também é um prato cheio para os amantes de surfe e de mergulho. No verão, suas águas são mais agitadas, ideais para pegar onda. A partir de julho, o mar acalma, e os mergulhadores se aproveitam do azul-turquesa.

Não existe um limite de dias para aproveitar das belezas de Noronha. Há quem acredite que ficar muitos dias na ilha torna a viagem tediosa, já que a vida noturna da vila principal é limitada. Também há aqueles que são capazes de ficar semanas curtindo as trilhas, as praias e as piscinas naturais de Noronha, sem se preocupar muito com o tempo. O tempo ideal de viagem vai depender do perfil do viajante.

Para quem ainda não definiu um roteiro, elaboramos uma sugestão para você aproveitar o arquipélago em 3, 5 e 7 dias. Veja tudo a seguir!

Roteiro de 3 dias

Dia 1

A maioria dos voos para Noronha chegam de manhã, ou até parte da tarde. Se pegar um voo cedo, deixe suas malas na pousada e comece a desbravar a ilha. Prefira se hospedar na Vila dos Remédios (o local mais povoado de Noronha), pois você terá a opção de conhecer a Praia do Cachorro no primeiro dia. Ela fica exatamente embaixo do vilarejo, e tem fácil acesso a pé. Aproveite o mar cristalino, e não hesite em tirar fotos do pôr-do-sol. Se quiser uma visão ainda mais privilegiada, vá até a Praia do Meio, que fica a cerca de 20 minutos de caminhada da Vila dos Remédios.

Praia do Cachorro é uma das mais próximas à Vila dos Remédios, o principal núcleo urbano de Noronha
Praia do Cachorro é uma das mais próximas à Vila dos Remédios, o principal núcleo urbano de Noronha

Dia 2

Tire o segundo dia para conhecer a praia mais famosa de Fernando de Noronha: a Baía do Sancho. Ela fica um pouco mais afastada das vilas, mas ônibus e táxis levam até bem perto da trilha que dá acesso à praia. Ela fica no topo de uma falésia e, por isso, antes mesmo de chegar, os turistas já são agraciados com um visual exuberante, e já têm a noção da beleza que dá fama ao arquipélago. Há mirantes e passarelas no meio do caminho que deixam a vista ainda mais vertiginosa (é preciso pagar a taxa do Parque Nacional Marinho para entrar nessa região). Desça as escadas e conheça a praia que foi eleita a mais bonita do Brasil, só não esqueça de levar pelo menos água para beber, pois não há quiosques e barracas no Sancho

Dia 3

Acorde cedo e pegue o ônibus que vá à Cacimba do Padre, o templo do surfe em Noronha. As ondas costumam aparecer com mais frequência durante o verão, principalmente entre os meses de janeiro e março. No resto do ano, o mar é predominante calmo, perfeito para mergulhar e fazer snorkel. Se a maré estiver baixa, você pode aproveitar para esticar o passeio até a Baía dos Porcos, praia que fica ao lado da Cacimba. É mais um cartão-postal de Noronha, famoso por abrigar o Morro Dois Irmãos. Cercada por rochas de origem vulcânica, a Baía dos Porcos é quase uma piscina natural que aparece na maré baixa. Ela fica a uma curta caminhada do canto esquerdo da Cacimba do Padre. Depois, aproveite a notie na Vila dos Remédios.

Baía do Sancho é considerada uma das dez melhores praias do mundo
Baía do Sancho é considerada uma das dez melhores praias do mundo

Roteiro de 5 dias

Dia 4

Tire o quarto dia para fazer o tradicionalíssimo "Ilha Tour", um passeio de bugue que percorre as principais praias de Fernando de Noronha. O tour é recomendado tanto para quem fica poucos dias e deseja conhecer o arquipélago de forma plena, quando para quem fica uma semana inteira, e quer desbravar as praias mais intocadas (se pretende ficar 3 dias e gosta desse tipo de passeio, encaixe o "Ilha Tour" no lugar de alguma outra praia, exceto a Baía do Sancho)

Dia 5

Dedique o quarto dia para conhecer a Praia da Conceição, uma das mais badaladas e estruturadas de Noronha. Ela fica a cerca de 15 minutos de caminhada da Vila dos Remédios, e tem uma areia extensa que costuma "encher" na alta temporada. Aproveite suas águas cristalinas, e não deixe de experimentar os drinques e petiscos do Bar Duda Rei, o bar de praia mais famoso e agitado de Fernando de Noronha. Na maré baixa, você também pode esticar até a Praia do Boldró, que fica bem perto da Conceição.

Praia da Conceição abriga o quiosque mais badalado de Noronha
Praia da Conceição abriga o quiosque mais badalado de Noronha

Roteiro de 7 dias

Dia 6

Não precisa fazer isso no quinto dia, mas tente encaixar o passeio quando houver esse fenômeno durante a sua viagem (normalmente às segundas e quintas). A Praia do Sueste é um dos maiores pontos de desova de tartarugas marinhas do Brasil. Por isso, semanalmente, o Projeto Tamar realiza uma captura intencional, onde os turistas têm a oportunidade de acompanhar a captura para pesquisa de uma tartaruga em seu habitat. Aproveite para pegar seu snorkel e mergulhar nas águas do Sueste para tentar encontrar esse simpático bichinho por ali. Se tiver disposição, estique seu roteiro para a vizinha Praia do Leão.

Turistas podem acompanhar as tartarugas marinhas em seu habitat
Turistas podem acompanhar as tartarugas marinhas em seu habitat

Dia 7

Se o seu voo não for muito cedo, aproveite o último dia para relaxar na praia mais próxima à sua pousada. Se ficar na Vila dos Remédios, na Vila do Trinta ou na Floresta Nova, relaxe na Praia do Cachorro. Se estiver hospedado na Vila Boldró, a praia homônima é uma boa pedida. Difícil vai ser querer sair da praia para fazer o check-out.